Qual é a hora certa para levar a criança ao dentista?

A odontopediatria é uma área dentro da odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês, crianças e, até, adolescentes. O principal foco dessa especialidade é promover a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis da criança, para que sejam mantidos ao longo da vida.

Ao iniciar cedo uma rotina de visitas ao odontopediatra, pais e filhos criam um vínculo de confiança com o profissional. Esse acompanhamento é necessário para um bom desenvolvimento dos aspectos fisiológicos em cada fase.

Na odontopediatria, a palavra de ordem é a prevenção. Quanto mais cedo começar, melhor. Por isso, as futuras mamães podem até mesmo aproveitar a fase da gestação para receber as orientações sobre os cuidados iniciais com o bebê.

Parece cedo demais? Mas, não é! O objetivo principal dos primeiros contatos com o dentista pediatra é construir uma experiência de aprendizados. Assim, você pode evitar desgastes com o tratamento corretivo de problemas já existentes. Isso é fundamental para que essa dinâmica comece livre de traumas para os pequenos. Já para os pais, a odontopediatria serve como um guia para percorrer e entender todas as fases da infância. Isso ocorre antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho.

Por se tratar de um momento repleto de novas experiências, muitas dúvidas surgem. A principal delas é saber qual o momento certo de marcar a primeira visita ao odontopediatra.
Baseada no aspecto da prevenção, a primeira visita ao odontopediatra deve ser agendada o mais cedo possível. Não há um consenso sobre quando isso deve acontecer: se antes ou depois do aparecimento do primeiro dentinho, entretanto, é indispensável que o bebê receba cuidados rotineiros de higienização da gengiva a partir do terceiro mês.

Já por volta dos seis meses, quando o primeiro dente de leite começa a despontar, os cuidados também envolvem técnicas para o alívio do desconforto na gengiva. Nesses casos, os pais devem estar preparados para fazer massagens e utilizar os recursos ideais como mordedores, por exemplo. Outro aspecto fundamental é a higienização com escova. Esse hábito deve começar logo ao nascer do primeiro dente.

Pode parecer complicado cumprir todas as rotinas em cada fase, mas os pais podem ficar tranquilos. A Clínica Ayla busca sempre trazer experiências positivas e sem traumas quanto aos cuidados com a saúde dental. Aqui os pequenos têm toda a atenção para que a visita ao dentista se torne uma rotina prazerosa. No atendimento são usados temas lúdicos que fazem com que as crianças se sintam confiantes e descontraídas.

Fique atento, pois assim como indicado para os adultos, as visitas periódicas dos pequenos ao dentista também devem ser feitas a cada seis meses.